Representantes das principais instituições de pesquisa do país ampliaram os debates sobre a unificação de metodologias de pesquisa

“Construção do Índice de Desenvolvimento Municipal – IDM” foi o tema do workshop realizado pela Associação  Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e  Estatísticas – Anipes, nos dias 27 e 28 de junho, na sede da Fundação SEADE, em São Paulo. O evento teve como principal objetivo ampliar as discussões sobre uma proposta para a elaboração de uma metodologia de cálculo do indicador de desenvolvimento municipal.

No primeiro dia do encontro, antes prosseguir com às discussões sobre o IDM, foram realizadas apresentações a cerca da produção de indicadores no Brasil. Na ocasião, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE expôs o processo de trabalho da nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD. O índice é voltado à produção de informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país e possibilita a investigação contínua de indicadores de trabalho e rendimento.

Por conseguinte, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – DIEESE detalhou as propostas de renovação temática da Pesquisa Emprego e Desemprego – PED, que incluem a expansão geográfica da pesquisa, a revisão metodológica e as novas diretrizes. Para finalizar, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza – MDS levantou questões a cerca da importância dos indicadores para a formulação de políticas públicas e refletiu sobre o processo de produção de informações para gestores e técnicos.

Ao término das apresentações, representantes do IBGE, DIEESE, Fundação Seade, MDS, Agência Condepe/Fidem, Instituto Mauro Borges – IMB/GO, Fundação João Pinheiro – FJR/MG e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – IMESC/MA apresentaram o método de coleta de dados e o processo de construção do indicador de cada entidade. Após as exposições, reforçaram a necessidade de aperfeiçoamento dos procedimentos das pesquisas, por meio da  ampliação das temáticas e a necessidade de expansão das sondagens em outros municípios.

No último dia do evento, o Comitê Técnico para a construção do Índice de Desenvolvimento Municipal Anipes, composto por representantes da Condepe/Fidem – PE, FJR/MG, Fundação de Economia e Estatística – FEE/RS, IMESC/MA, Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico – Seplande/AL, Companhia de Planejamento do Distrito Federal  Codeplan/DF e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, realizaram o levantamento dos componentes dos indicadores municipais apresentados e formularam o Plano de Trabalho que norteará as atividades previstas para a construção dos novos parâmetros metodológicos, estabelecido pelo conjunto das instituições filiadas.

De acordo o presidente da Anipes, Maurílio Lima, o encontro é uma oportunidade de trocar experiências e alinhar os processos metodológicos. “A elaboração de uma metodologia de cálculo do índice de Desenvolvimento Municipal, com a participação dos órgãos estaduais de estatística em todas as etapas de construção da estimativa, possibilitará o processo de comparabilidade entre os diversos municípios e também auxiliará os gestores na  formulação e planejamento de políticas públicas que promovam o desenvolvimento do país”, salientou.

Índice de Desenvolvimento Municipal é tema de workshop