Comissão de Demografia da Anipes propõe revisão metodológica e parceria ente instituições de pesquisa

A Comissão de Demografia, da Associação  Nacional  das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística – Anipes, esteve reunida com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no dia 24 de maio, em São Paulo. O encontro coordenado pela Fundação Seade, teve a finalidade de promover a articulação entre as entidades, a fim de retomar o desenvolvimento dos estudos populacionais e projeções demográficas de forma integrada, entre os órgãos de planejamento que compõem a Anipes.

Durante a  reunião, os participantes discutiram os itens que deverão compor o programa de trabalho que terá como primeiro componente a identificação de estudos sobre a projeção populacional, com hipóteses consideradas até 2030, sem parâmetros de fecundidade, mortalidade e imigração. Segundo a proposta, as informações deverão incorporar o processo de trabalho de elaboração de pesquisas do IBGE.

O programa de trabalho ainda prevê, a realização de um workshop sobre a temática, com a participação das instituições Anipes, no segundo semestre de 2013. Segundo o presidente da Anipes, Maurílio Lima, a perspectiva é de que as órgãos de pesquisa do Brasil adotem uma metodologia que possibilite o intercâmbio de informações. “A proposta de unificação metodológica é para tornar possível as comparações dos índices e resultados das diferentes regiões do país”, enfatizou.

A Comissão de Demografia da Anipes é composta por representantes da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – CONDEPLAN/DF, Fundação João Pinheiro – FJP/MG, Fundação de Economia e Estatística – FEE/RS, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – SEADE/SP, Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais – CEPRO/PI, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Estado de Alagoas – SEPLANDE/AL e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES/PR.

Estudos populacionais é tema de encontro entre Anipes e IBGE