Cooperação entre instituições possibilitará o acesso ao banco de dados do IBGE

A Associação  Nacional  das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística – Anipes e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE promovem, nos dias 12 e 13 de agosto, treinamento sobre o acesso ao Banco multidimensional de Estatística – BME/IBGE. A capacitação, que será realizada no Centro de Documentação e Disseminação de Informações – CDDI/IBGE, no Rio de Janeiro, é resultado de mais uma ação cooperada entre as duas instituições.

O curso visa capacitar os usuários nas atividades de busca, recuperação e manuseio de informações estatísticas da base de microdados mantida pelo BME. Segundo o presidente da Anipes, Maurílio Lima, a atividade é destinada aos profissionais envolvidos em tarefas de planejamento que precisam conhecer a realidade nacional e à pesquisadores que necessitam construir suas próprias informações. “O curso possibilitará uma maior integração com o sistema do IBGE”, pontuou.

ANIPES – Fundada em 1999, é uma instituição sem fins lucrativos que reúne os principais órgãos de pesquisa no campo do planejamento governamental e estatísticas públicas, com o propósito de promover o aprimoramento e disseminação de métodos, aplicativos, produtos informacionais, estudos socioeconômicos e geoambientais no Brasil. Também, promove a articulação interinstitucional dos órgãos regionais (estados e municípios), órgãos federais como o Ipea e IBGE, além dos ministérios, afim de desenvolver e compartilhar metodologias de produção de informação estatística para planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas no Brasil, em seus diferentes contextos regionais.

Anipes e IBGE capacitam técnicos