A comissão de Regionalização da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) deram início às discussões sobre aNova Regionalização para o Brasil. O encontro realizado na sede do IBGE, no dia 29 de setembro, contou a presença de Wasmalia Bivar, presidente da instituição; Cláudio Stenner, também do IBGE e coordenador da Comissão de Geografia; Maurílio Lima, presidente da ANIPES e da Agência Condepe/Fidem, representando a coordenação Nordeste; Júlio Miragaya, presidente da CODEPLAN/DF e coordenador do Centro-Oeste e José Edil, presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN/ES) e coordenador Sudeste da Comissão de Regionalização.

Dentre os principais assuntos discutidos no encontro está à necessidade de elaborar uma proposta de regionalização brasileira pelos estados e o IBGE, com vistas à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e a contagem populacional de 2015. Na ocasião, os presentes também debateram sobre a ampliação da integração das equipes dos órgãos estaduais com as equipes locais do IBGE; elaboração de proposta de convênio que trate das questões relacionadas aos limites municipais e a realização de vídeo conferências na sede do IBGE, para auxiliar no aprofundamento dos temas propostos.

O resultado do projeto para a Nova Regionalização do Brasil será apresentado no XVIII Encontro ANIPES, que ocorrerá na cidade de Maceió, em Alagoas, de 06 a 07 de novembro. A divulgação do plano de trabalho está prevista ocorrer no primeiro semestre de 2014, no Fórum ANIPES.

Durante a reunião, a Comissão de Demografia da ANIPES deliberou sobre a realização de workshops referente às projeções de população. As atividades estão previstas para acontecer antes do XVIII Encontro ANIPES, por meio de vídeo conferências nas unidades estaduais do IBGE e nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, que integram a comissão ANIPES. As discussões contaram com a participação de Bernadete Waldogel, coordenadora da Comissão de Demografia da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) e Leila Ervatt, da Coordenadora de População e Indicadores Sociais do IBGE.

Comissões discutem sobre a Nova Regionalização para o Brasil