EDITAL DO BOLETIM DE ESTATÍSTICAS PÚBLICAS – BEP 14

OBJETIVOS

Boletim Estatísticas Públicas – BEP, ligado à Diretoria de Estatísticas da Anipes, possui quatro importantes missões:

  1. Ser veículos de divulgação das informações e do conhecimento técnico-científico produzido pela Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística- Anipes, e pelos institutos filiados a ela.
  2. Ser um veículo de debate sobre o sistema nacional de estatística, informações e planejamento, principalmente nos níveis estadual e municipal.
  3. Ser uma das vozes políticas da Anipes em seus pleitos junto aos governos federal, estadual e municipal.
  4. Dar credibilidade e notoriedade à instituição à sociedade.

PERÍODO DE ENTREGA DAS COLABORAÇÕES:

  • 31 de maio a 31 de agosto de 2018

ENDEREÇO PARA ENTREGA

Editor: Cid Menezes

Co-editor: Veralúcia Ferreira Mello

 

NORMAS E OBJETIVOS GERAIS

É fundamental que o debate e a temática resgatem as seguintes questões:

  • Produção, disseminação, função e importância da informação geoestatística para a sociedade e governo.
  • O papel e missão da ANIPES e de seus institutos
  • História e memória das instituições
  • A importância da gestão e do planejamento governamental
  • Propostas e experiências de trabalhos em rede

NORMAS E OBJETIVOS DAS SEÇÕES

O editorial servirá como voz política da ANIPES (elaboração da presidência); as seções Artigos Científicos e Comunicação de pesquisas atendem às missões 1 e 2, que são um debate técnico e científico sobre os sistemas e sobre a produção dos institutos. As seções Memórias e Relatos de experiências têm um caráter mais político e administrativo de debater o operacional, a gestão, os avanços e dificuldades dos sistemas. Finalmente a seção Livros e Publicações tem por objetivo publicações dos institutos filiados e livros que ajudem no conhecimento tanto técnico científico, quanto operacional.

  1. Artigos Científicos

Debate científico sobre os sistemas de estatísticas públicas e planejamento governamental e sobre trabalhos técnicos e científicos dos institutos, estruturado em duas linhas:

  1. Espaço para divulgação de informações técnica e científica de trabalhos realizados pelos institutos e colaboradores destes.
  2. Espaço para debates técnico e científico sobre o sistema de estatísticas públicas e de planejamento.

Normas:

  • Enviar trabalho por email.
  • Ter no máximo 20 páginas e no mínimo 12.
  • Resumo/abstract contendo no máximo 10 linhas e palavra-chave/keywords;
  • Deve ser apresentado em editor de texto de maior difusão (WORD), formatado com entrelinhas de 1,5, margem esquerda de 3 cm, direta e inferior de 2 cm, superior de 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • Incluir em nota de rodapé, os créditos institucionais do autor, referencia à atual atividade profissional, titulação, endereço para correspondência, telefone e-mail.
  • Conter todo e qualquer tipo de ilustração acompanhado dos originais, de forma a garantir fidelidade e qualidade na reprodução. Se as fotografias forem digitalizadas, devem ser escaneadas em 300 dpi (CMYK), com cor real e salvas com extensão TIFF. Se forem em preto e branco, devem ser escaneadas em 300 dpi, em tons de cinza. Se for usada máquina digital, deve-se utilizar o mesmo procedimento com relação a dpi e extensão, de acordo como item “ilustrações” do Manual de Redação e Estilo de SEI, disponibilizado em sei.ba.gov.br, no menu “Publicações”.
  • Bibliografia conforme normas da ABNT

 

  1. Comunicação de pesquisas

Esta seção é reservada para a divulgação de pesquisas, não comportando, portanto, artigos científicos. É dedicada aos relatos ou relatórios com principais conclusões de pesquisas, projetos, assim como as pesquisas em andamento e os projetos de pesquisas a serem implantados.

Normas:

  • Enviar trabalho por email.
  • Ter no máximo 20 páginas.
  • Deve ser apresentado em editor de texto de maior difusão (WORD), formatado com entrelinhas de 1,5, margem esquerda de 3 cm, direta e inferior de 2 cm, superior de 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • Enviar originais de tabelas e gráficos.

 

  1. Memória

Relatar experiências históricas de instituições e personalidades com notório reconhecimento social.

Normas:

  • Enviar trabalho por email.
  • Ter no máximo 20 páginas.
  • Ser apresentado em editor de texto de maior difusão (WORD), formatado com entrelinhas de 1,5, margem esquerda de 3 cm, direta e inferior de 2 cm, superior de 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  • Incluir em nota de rodapé, os créditos institucionais do autor, referencia à atual atividade profissional, titulação, endereço para correspondência, telefone e-mail
  • Conter todo e qualquer tipo de ilustração acompanhado dos originais, de forma a garantir fidelidade e qualidade na reprodução. Se as fotografias forem digitalizadas, devem ser escaneadas em 300 dpi (CMYK), com cor real e salvas com extensão TIFF. Se forem em preto e branco, devem ser escaneadas em 300 dpi, em tons de cinza. Se for usada máquina digital, deve-se utilizar o mesmo procedimento com relação a dpi e extensão, de acordo como item “ilustrações” do Manual de Redação e Estilo de SEI, disponibilizado em sei.ba.gov.br, no menu “Publicações”.
  • Bibliografia conforme normas da ABNT
  1. Relatos de experiências

Relatar as inovações que estão sendo implantadas e aquelas pensadas, ou seja, que estão concretamente pensadas, mas ainda não saíram do papel. O debate será feito sobre experiências de projetos, políticas públicas e sistemas de informações, dentre outras ações, que vêm sendo implantados com o objetivo de melhorar os sistemas. Os textos e/ou relatórios devem versar sobre as experiências de planejamento e projetos de sucesso e suas consequências em relação às contemporâneas, principalmente administrativas e institucionais.

Normas:

  • Enviar trabalho por email.
  • Ter no máximo 20 páginas.
  • Ser apresentado em editor de texto de maior difusão (WORD), formatado com entrelinhas de 1,5, margem esquerda de 3 cm, direta e inferior de 2 cm, superior de 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12.
  1. Livros e publicações

Esta seção tem por objetivo:

  1. Divulgar as publicações dos institutos filiados a ANIPES. Foto da publicação com um resumo de um parágrafo-máximo de dez linhas sobre a publicação e como acessá-la.
  2. Divulgar resenhas de livros que possam ajudar no debate sobre a produção técnica e científica dos institutos e no debate sobre os sistemas de informações de estatísticas públicas e planejamento governamental. Deve ter no máximo 02 páginas com foto do livro e apresentado em editor de texto de maior difusão (WORD), formatado com entrelinhas de 1,5, margem esquerda de 3 cm, direta e inferior de 2 cm, superior de 2,5 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12.

Brasília, 29 de maio de 2018

Júlio Miragaya

Presidente da Anipes