III FÓRUM DE DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FILIADAS À ANIPES.

Realizado no dia 04/08/2015, em Brasília, o III Fórum dos Dirigentes das Instituições ligadas à Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística – Anipes. O evento ocorreu na sede do Sebrae, na Asa Norte e teve como objetivo  promover a troca de informações entre os representantes da instituições participantes (RELAÇÃO ANEXA), principalmente os dirigentes que assumiram em 2015 em função das mudanças administrativas nos estados e no Governo Federal após as eleições de 2014.

O Presidente da ANIPES, Maurílio Lima, além das boas vindas aos participantes e dos agradecimentos à presença do Presidente do Ipea, Jessé Souza, e da Presidente do IBGE, Wasmalia Bivar, abriu os trabalhos destacando a atuação da instituição nos últimos anos, principalmente os trabalhos das comissões temáticas, bem como a restruturação da Associação, a partir da reforma estatutária promovida em 2014 durante o XIX Encontro anual, em assembleia geral. Enfatizou que essa reforma abria mais espaço para a atuação das instituições filiadas com a criação de várias diretorias técnicas, como desmembramento da atual Diretoria Científica. Destacou a necessidade de reforçar à elaboração do Boletim Estatísticas Públicas – BEP como importante instrumento que proporciona a disseminação do conhecimento, não apenas entre as instituições integrantes da Anipes, mas para toda a sociedade civil. Na ocasião, a organização do BEP recebeu o apoio do Secretário de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI do Ministério de Desenvolvimento Social, Paulo Jannuzzi, que também reafirmou a participação do Ministério em várias atividades da ANIPES. Por fim, o Presidente anunciou a filiação do Instituto Brasiliense de Estudos da Economia Regional – IBRASE, como também salientou a possiblidade de filiação da SAGI, dado à atuação permanente daquele órgão junto à Anipes, em seu campo específico.

A palestra inaugural do encontro teve como temática central A Qualidade do Gasto Público, e foi ministrada pela representante do Tribunal de Contas da União, TCU, Selma Serpa. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan/DF, Lucio Rennó. A programação inicial do evento contou ainda com uma apresentação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, através do seu Diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais, Marco Aurélio Costa,  sobre a “Rede Ipea – Estudos e pesquisas com as IPEs – Anipes”.

Outro destaque da pauta foi com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A presidente da empresa Wasmália Bivar falou sobre os Avanços das Ações do Programa de Trabalho 2013/2014, resultado das deliberações do 1º E 2º FORUM, realizados em Brasília e em Vitória, no Espírito Santo, respectivamente. O IBGE também colocou em discussão a continuidade da proposta de trabalho para os estudos populacionais; a contagem populacional 2015 e a participação das IPEs; Planejamento Territorial – a Nova Regionalização para o Brasil; Projeto Contas Regionais – avanços e novas propostas; PNAD Contínua; entre outros.

O Fórum definiu também o período de realização do XX Encontro Anual ANIPES, para 02 a 04/12/2015, na cidade do Rio de Janeiro, cuja programação será divulgada oportunamente.

 LISTA DE PRESENÇA III FÓRUM ANIPES

_MG_5766 _MG_5789

Brasília sedia o III Fórum de Dirigentes das Instituições Filadas à ANIPES