Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística – Anipes lança a cartilha Boletim de Estatísticas Públicas – BEP. O documento, apresentado às instituições filiadas no 18º Encontro Anual, contém orientações gerais para publicação de artigos  e notas técnicas do BEP. Elaborada pela Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos – SEI/BA, sob a coordenação dos economistas Cesar Vaz  e Edmundo Figueirôa, a Cartilha é composta por cinco seções intituladas Editorial, Artigos Científicos, Comunicação de Pesquisa, Relatos de Experiências, Livros e Publicações.

 O material visa despertar as instituições filiadas à Anipes sobre a importância do compartilhamento e disseminação de informações para a produção de conhecimento técnico-científico. Também pretende estimular o debate a respeito do sistema nacional de estatísticas, informações e planejamento, principalmente, nas esferas estadual e municipal e tornar-se instrumento político nos pleitos junto aos governos federal, estadual e municipal.

 Para o presidente da Anipes, Maurílio Lima, a elaboração da cartilha é uma oportunidade de integrar os órgãos que compõem a instituição. “Os trabalhos desenvolvidos pelo BEP são fundamentais para assegurar o processo de produção das atividades de planejamento, formulação e avaliação das Políticas Públicas, sendo assim, a articulação e integração entre todos os filiados é imprescindível para garantir a continuidade dos Boletins e, dessa forma, assegurar a propagação das informações socioeconômicas, demográficas, ambientais e cartográficas”, salientou.

 Ainda de acordo com Maurílio, o Boletim é um instrumento que proporciona a disseminação do conhecimento, não apenas entre as instituições integrantes da Anipes, mas para toda a sociedade civil. “A nona edição do Boletim BEP está em fase de elaboração, porém as edições anteriores estão disponíveis no site da Anipes e isso reforça o caráter democrático da instituição, uma vez que facilita o acesso ao material e auxilia a compreensão, de qualquer pessoa, sobre temas relacionados à dinâmica econômica, política, social e ambiental do Estado, região e até mesmo do país”, frisou.

 Anipes – Fundada em 1999, é uma instituição sem fins lucrativos que reúne os principais órgãos de pesquisa no campo do planejamento governamental e estatística pública, com o propósito de promover o aprimoramento e disseminação de métodos, aplicativos, produtos informacionais, estudos socioeconômicos e geoambientais no Brasil. Também, promove a articulação interinstitucional dos órgãos regionais (estados e municípios), órgãos federais como o Ipea e IBGE, além dos ministérios, afim de desenvolver e compartilhar metodologias de produção de informação estatística para planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas no Brasil, em seus diferentes contextos regionais.

cartilha

Orientações gerais para publicação de artigos e notas técnicas no BEP – ANIPES.

Clique aqui para acessar a cartilha.

Cartilha BEP